terça-feira, 3 de agosto de 2021

Filhote de gato-do-mato é resgatado pelos bombeiros em quintal de casa em Tauá

 O animal resgatado faz parte da menor espécie de felino do Brasil

Um filhote de gato-do-mato-pequeno (Leopardus tigrinus) foi resgatado pela equipe do Corpo de Bombeiros no quintal de uma casa no Bairro Alto Nelândia, na cidade de Tauá, no interior do Ceará. A corporação divulgou o resgate nesta última segunda-feira (2).
O animal resgatado faz parte da menor espécie de felino do Brasil, possuindo porte e proporções corporais semelhantes ao gato doméstico (Felis silvestris catus). Além disso, na lista nacional de espécies ameaçadas, o gato-do-mato-pequeno foi considerado como vulnerável.
Segundo os agentes, o filhote resgatado será encaminhado para um zoológico e com isso ele perde o seu papel na natureza, tanto para reprodução quanto para equilíbrio da cadeia alimentar.
Isso acontece, conforme os bombeiros, porque os filhotes adquirem aprendizado de caça e sobrevivência com a mãe, por isso só podem ser soltos novamente na natureza caso venha a ter algum programa de reintrodução e monitoramento que comprove que será bem-sucedida sua soltura no habitat.
Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, o resgate de filhotes é relativamente comum, pois caçadores matam a mãe na tentativa de domesticar o animal e acabam desistindo, optando por abandonar ou entregar para os órgãos responsáveis. Além disso, as pessoas retiram os animais da natureza por falta de conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário