quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Primeiro caso de transmissão comunitária da variante delta no Ceará é identificado em Icó

 Até o momento, o Ceará tem 16 casos de pessoas identificadas com a variante delta

O primeiro caso de transmissão comunitária da variante delta do coronavírus no Ceará foi detectado em Icó. O caso foi confirmado pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e diagnosticado em um profissional de saúde do município. Ele afirma que não viajou recentemente para fora do Ceará, nem teve contato com viajantes.
O resultado de exame de sequenciamento genético, utilizado para detectar a variante delta, saiu na última segunda-feira (9).
Até o momento, o Ceará tem 16 casos de pessoas identificadas com a variante delta, sendo uma de transmissão comunitária e as outras 15 de pessoas que viajaram para locais onde já há a circulação do vírus.

Monitoramento nos aeroportos - A Justiça federal atendeu a um pedido do governo do Ceará e determinou que viajantes que venham de avião ao Ceará comprovem que estão vacinados completamente contra a Covid-19 (com duas doses ou dose única) ou apresentem realização de teste negativo para detecção do coronavírus, feito em até 72 horas antes do voo.

Variante com procedência do Rio de Janeiro - Uma nota técnica publicada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa-CE), na última segunda-feira (9), aponta que 80% dos casos da variante delta (B.1.617) do coronavírus confirmadas no Ceará têm como estado de procedência o Rio de Janeiro.
Os pacientes que positivaram moram nas cidades de Fortaleza (5), Caucaia (1), Choró (1), Jaguaretama (1), Irauçuba (1), Ipueiras (1), Itapipoca (1), Poranga (1), Sobral (1), Tauá (1) e Paraipaba (1).
No Brasil, casos da delta já foram confirmados em 10 estados e no Distrito Federal, conforme o Ministério da Saúde. Já é considerado que o País tem transmissão comunitária da variante, o que significa que ela já está sendo transmitida dentro do território brasileiro de forma sustentada, sem relação com casos vindos de outros países.

E a vacina - Especialistas apontam que a delta é capaz de infectar pessoas que foram totalmente vacinadas, ou seja, que tomaram as duas doses da vacina. Os imunizantes atualmente aplicados não são capazes de impedir a infecção; eles apenas têm efetividade na prevenção de casos graves e óbitos provocados pelo vírus.

Sintomas - De acordo com o estudo Zoe Covid Symptom, no Reino Unido, o sintoma mais comum da Covid por variante delta é a dor de cabeça. Em seguida, vêm dor de garganta, coriza (nariz escorrendo) e febre. Alguns sintomas que eram mais comuns na versão original do coronavírus são menos na infecção pela delta.
O estudo aponta que, nessa nova forma do vírus, não há tantas ocorrências de tosse ou de perda de paladar e olfato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário