segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Eleições 2020 - Juiz eleitoral cassa mandatos de vereadores e suplentes de oposição em Granjeiro

Confira as fotos dos vereadores cassados

Vereador Leonardo de Dr. Gudy

Vereador Cícero Monga

Vereadora Renágila

Vereador Valdemar Aquino

Juiz entendeu que houve crime de fraude à cota de gênero e abuso de poder

Todos os vereadores, titulares e suplentes, pertencentes ao partido Republicanos, no município de Granjeiro, tiveram seus mandatos cassados pela Justiça eleitoral. A decisão foi tomada após o juiz entender que foram cometidos crimes de fraude à cota de gênero e abuso de poder, por meio de candidaturas fictícias para a disputa das eleições 2020 na cidade. A decisão é do juiz David Melo Teixeira Sousa.
“O Partido Republicanos, que não tinha candidaturas femininas suficientes e, por isso, nem participaria da eleição proporcional, logrou registrar candidatos, disputar o pleito e receber votos, em tudo enganando a Justiça Eleitoral e os eleitores com as aparentes candidaturas, as candidaturas fictícias [de DAWULA RANIER BRITO VIEIRA e EMANUELLE RODRIGUES DIAS]“, diz um trecho da decisão.
Segundo as apurações do Ministério Público Eleitoral (MPE), as “candidatas” Emanuelle Rodrigues Dias e Dawula Ranier Brito Vieira residem em Juazeiro do Norte, no Ceará. Em depoimento, a “candidata” Emanuelle afirmou que mora na cidade há 15 anos. A outra concorrente ao pleito em Granjeiro disse, em depoimento, que não possuía conhecimento do processo de escolha dos candidatos durante a convenção partidária, chegando a afirmar que “sua escolha para disputar o cargo de vereador foi feita pela população”. Ambas as candidatas, inclusive, não receberam votos.
No documento, o juiz entendeu que “o Partido Republicanos, que não tinha candidaturas femininas suficientes e, por isso, nem participaria da eleição proporcional“. Desta forma, os votos para os vereadores e suplentes do partido foram anulados e a cassação dos diplomas expedidos.

DAWULA RANIER BRITO VIEIRA (Candidata fictícia)

EMANUELLE RODRIGUES DIAS (Candidata fictícia)

MARIA DA GLORIA MARTINS (Suplente)

JOAO EUDES DE SOUSA (Suplente)

RONALDO MATHEUS FEITOZA MARQUES (Suplente)

DANUBIO MARQUES DA SILVA (Suplente)

JOSE MARQUES GRANGEIRO (Suplente)

VALDEMAR LUIZ DE AQUINO (Vereador)

LEONARDO ALEXANDRE MARQUES DE FREITAS (Vereador)

CICERO CASSIANO DE SOUSA (Vereador)

JOSE ANDREILTON CALIXTO BRITO (Suplente)

RENAGILA VIANA DOS REIS (Vereadora)

LUIZ ALBERTO FERREIRA MARQUES (Suplente)

Nenhum comentário:

Postar um comentário