sábado, 29 de janeiro de 2022

Iguatu - Ocupação de UTIs para pacientes com coronavirus cresce 6 vezes em janeiro

 Mais de 600 pessoas estão acometidas com o vírus em Iguatu

O número de pacientes adultos internados em leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para Covid-19 aumentou significativamente em janeiro, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Iguatu.
Conforme as autoridades de vigilância em saúde, a alta reflete em parte o crescimento rápido de casos da nova variante Ômicron no país, e levemente se assemelha ao que ocorreu no começo de 2021, quando explodiu a segunda onda da pandemia.
O mês de janeiro iniciou com uma única ocupação nas UTIs de paciente com Covid-19 em estágio agravado da doença. Até a última sexta-feira, 28, o número subiu para sete. O número de ocupações de pacientes no mesmo período do ano passado era de 22 leitos ocupados, e nesse mesmo período a cidade havia somado seis mortes. Na época o município ainda iniciava seu plano de imunização.
A cidade registrou em 2022 cinco mortes até (28 de janeiro). A pasta detalhou que as evoluções em decorrência da doença eram de um paciente com três doses; três com duas doses e um sem nenhuma dose tomada.

HMAA - Os profissionais de Saúde destacam a importância da vacinação a favor de um cenário menos pior do que em 2021. “O número de altas das UTIs é maior do que se comparado ao pico da segunda onda. A vacina tem contribuído para isso”, destacou Edeíza Ataliba, diretora do Hospital e Maternidade Agenor Araújo (HMAA). A unidade oferta 10 leitos de alta complexidade, exclusivos para pacientes acometidos com a doença e é o único da cidade como porta de entrada para o serviço em saúde.

HSV - Os 10 leitos de UTIs do Hospital Regional de Iguatu (HRI) seguem para o atendimento clínico geral. Nessa semana o estado divulgou renovação de convênio com Hospital São Vicente (HSV) na reabertura dos ‘leitos-covid’ via SUS. “Diante dos casos de pacientes em estágio agravado de pacientes com síndromes gripais, vamos voltar a lutar essa guerra e no final vencer. Apesar do número alto de casos, os pacientes que entram nas UTIs logo têm alta, a vacina é a grande responsável por isso”, avaliou Márcio Rodrigues, diretor do hospital.
O mês de janeiro iniciou com uma incidência do número de ativos. Mais de 600 pessoas estão acometidas com o vírus em Iguatu. Dados só vistos em agosto de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário