segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Vacinação de crianças no Ceará começa até segunda-feira (17) com lote de 3,8 mil doses

Perspectiva foi dada pelo secretário da saúde do Estado, Marcos Gadelha

O Ceará deve começar a vacinar crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 até o dia 17 deste mês

O Ceará deve começar a vacinar crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 até a próxima segunda-feira (17) e, inicialmente, o Estado deve receber cerca de 3,8 mil doses destinados a este público. A informação foi repassada, nesta segunda-feira (10), pelo secretário da Saúde do Estado, Marcos Gadelha.
A estimativa tem como base a chegada no Ministério da Saúde do primeiro lote da Pfizer específico para esta faixa etária, previsto para sábado (15).
Conforme o secretário, as crianças deverão estar acompanhadas de pais ou responsáveis para a aplicação da vacina, mas não há a necessidade de um atestado médico. Após receberem a vacina, as crianças deverão ser observadas, acrescenta ele, em razão das possíveis reações ao imunizante, embora as chances de um evento grave serem mínimas.
"A possibilidade de uma reação adversa grave é mínima, muito raro. A maioria das vezes as reações são muito leves, como uma febrezinha, que precisa de um antitérmico; ou uma dor de cabeça, que se resolve com um analgésico", comenta.

Cronograma da vacinação - Ainda segundo o secretário, o cronograma adotado no Estado será o mesmo determinado pelo Ministério da Saúde, tendo início com o público com comorbidades ou deficiência permanente, seguido por faixa etária em ordem decrescente de 11 a 5 anos.
A imunização de crianças de 5 a 11 anos foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último dia 16 de dezembro, após análises de segurança e eficácia da vacina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário