terça-feira, 29 de março de 2022

Açude Tijuquinha sangra no Ceará - Outros 14 reservatórios estão com capacidade máxima

 Açude Tijuquinha

O açude Tijuquinha, localizado no município de Baturité, sangrou nesta última segunda-feira, 28, de acordo com resenha diária da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). No total, outros 14 reservatórios estão com nível máximo de capacidade no Estado e outros seis estão com volume acima de 90%.
Por outro lado, 63 açudes estão com volume abaixo de 30% da capacidade total. Desses, nove estão secos e 15 com volume morto (inferior a 5% de sua capacidade total).
O Castanhão, maior reservatório do Estado, foi o que recebeu o maior aporte das últimas 24 horas, com mais de 45 milhões de metros cúbicos (m³). Na sequência, Orós e Araras receberam os maiores aportes do Estado, com 15 milhões e quase 10 milhões de m³.
Desde o início do ano, o volume total do Castanhão vem aumentando, passando de cerca de 8,5% nos primeiros dias de janeiro para 15% nesta segunda, 28. O valor já chega próximo ao alcançado na quadra chuvosa de 2020, quando as chuvas no Estado ficaram acima da média e o reservatório superou 16% da capacidade total.
Já o Orós, segundo maior açude do Ceará, localizado no município homônimo, atingiu o maior volume de água dos últimos sete anos na sexta-feira, 25. Com as fortes chuvas desde o começo deste mês, a reserva hídrica da barragem alcançou 34,42% da sua capacidade total.

Veja lista de açudes que estão sangrando no Ceará

Itapebussu

Caldeirões

Gameleira

Germinal

Barragem do Batalhão

Rosário

Itaúna

Muquém

Ubaldinho

Do Coronel

Tijuquinha

Angicos

Valério

Quandú

Acaraú Mirim

Nenhum comentário:

Postar um comentário