quinta-feira, 17 de março de 2022

Ceará registra novo açude sangrando - Veja lista completa

 Outros cinco reservatórios possuem, hoje, volume acima dos 90% e estão próximos de verter

Subiu para oito o número de açudes que já sangraram neste ano de 2022 no Ceará. Nesta quarta-feira (16), diante das recentes volumosas chuvas registradas nos últimos dias, o reservatório Itaúna, na cidade de Chaval, verteu.
O açude, situado na Bacia do Coreaú, tem capacidade para 72,5 milhões de metros cúbicos. Construído em 2001, ele é o sexto maior reservatório cearense.
Atualmente, outros seis açudes também estão sangrando. Já a Barragem do Batalhão, em Crateús, que havia sangrado na semana passada, está agora com 98% de sua capacidade.

Açudes que estão sangrando

Caldeirões - (Saboeiro)

Quandú - (Itapipoca)

Germinal - (Palmácia)

Tijuquinha - (Baturité)

Rosário - (Lavras da Mangabeira)

Ubaldinho - (Cedro)

Itaúna - (Chaval)

Açude que já verteu neste ano

Barragem do Batalhão - (Crateús)

Outros cinco reservatórios possuem, hoje, volume acima dos 90% e estão próximos de verter. São eles o Acaraú Mirim, em Massapê; o açude Sobral, na cidade homônima; o Muquém, em Cariús; o reservatório Gameleira, em Itapipoca; além do já citado Barragem do Batalhão.
Na ponta oposta, estão 69 açudes com capacidade abaixo dos 30%, dentre eles o maior reservatório público do Nordeste, o Castanhão, cujo seu índice atual é de 10,5%.
Já o volume médio de armazentamento dos 155 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) é de 22,9%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário