domingo, 20 de março de 2022

Iguatu - Março já registrou chuvas 50% a mais da média histórica do mês

 Em Iguatu, em 15 dias só não choveu em quatro deles

Nos primeiros quinze dias de março, o Ceará registrou 54,9% a mais do volume de chuvas esperado para o mês. Segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), até o dia 15, o segundo mês da estação chuvosa do estado – que vai de fevereiro a maio – já acumulava 343 milímetros (mm) de precipitações quase três vezes mais do que todo o mês anterior.
Contudo, como ainda restam duas semanas para o fim do mês, é possível que o número seja superado. Tudo vai depender dos indicadores pluviométricos das próximas semanas. Por enquanto, o estado segue com condições favoráveis para o registro de mais chuvas em todas as macrorregiões.
Em Iguatu, em 15 dias só não choveu em quatro deles. O maior volume registrado nos pluviômetros monitorados pela Funceme foi de 75mm no Açude do Governo, no distrito do José de Alencar no dia 03.
De acordo com o calendário de chuvas da Funceme, em 2022 o Ceará acumula média pluviométrica de 337mm. O índice considera as chuvas registradas nos 184 municípios entre 1º de janeiro e 15 de março. Para o primeiro trimestre do ano, de janeiro a março, a normal climatológica é de 420mm. Ou seja, o volume atual, a duas semanas do fim do mês, está cerca de 19% abaixo do esperado. Em Iguatu, em janeiro foram contabilizados 384mm, tendo um desvio positivo de 169%; já em fevereiro teve o registro de 130mm, 19,5% negativados. Os dados contabilizam no ano 857mm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário