quarta-feira, 23 de março de 2022

Prefeitura no Ceará decide banir corrida de jumentos em defesa do direito dos animais

Imagens da disputa circularam na internet e causaram polêmica - A Prefeitura foi acusada de promover maus tratos contra animais

Imagens da corrida de jumentos de Farias Brito

A tradicional corrida de jumentos realizada em Farias Brito, no último domingo (20), foi também o último evento do tipo promovido no Município, ao menos é o que promete o prefeito da cidade, Deda Pereira (PDT). Após a disputa causar polêmica, e a gestão municipal ser acusada de promover maus tratos aos animais, o pedetista decidiu banir definitivamente corridas de asininos na cidade.
A disputa envolvendo os animais ocorre durante os festejos de São José, padroeiro do distrito de Quincuncá, em Farias Brito. Segundo a Prefeitura, o evento, por ser tradicional no calendário do Município, não passou por uma "análise mais detalhada" e foi incorporado à agenda da nova gestão.

PREFEITURA DE FARIAS BRITO - O prefeito pede desculpas por ter promovido a disputa, mas pondera. "A corrida não envolveu manejo que possa ser classificado como crueldade aos animais, principalmente levando em consideração a rusticidade e força do animal envolvido". Por fim, Deda Pereira reforça seu compromisso em defesa dos direitos animais.

REPERCUSSÃO - Desde domingo, imagens de dois jovens montados em jumentos em meio a uma corrida nas ruas da cidade foram repudiadas por defensores da causa animal. No vídeo, os competidores são acompanhados por crianças e adultos da cidade que gritam para incentivar a disputa.

Conforme a Lei 9.605, de 12 de Fevereiro de 1998, praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, é passível de detenção por até um ano, além de multa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário