sexta-feira, 15 de abril de 2022

Ceará encerra primeira quinzena de abril com chuvas abaixo da média

Baixo volume de precipitações não é novidade - Nos últimos dez anos, apenas em dois o mês de abril não teve acumulados pluviométricos abaixo do esperado

Volume das chuvas diminuiu em abril na comparação com março

A primeira quinzena de abril foi encerrada com chuvas abaixo da média no Ceará. Segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o Estado acumulou nos últimos 15 dias 91,6 milímetros (mm) de precipitações. O volume representa menos da metade da normal climatológica prevista para o mês, que é de 188 mm. No geral, o índice de pluviometria está 51,3% abaixo do esperado para o período mensal. O cenário pode mudar, no entanto, caso a segunda quinzena seja mais chuvosa.
Terceiro mês da estação chuvosa cearense – que vai de fevereiro a maio – , abril não costuma registrar bons acumulados de precipitações. Nos últimos dez anos, por exemplo, as chuvas só não ficaram abaixo da média para o período em 2018 e em 2019.
Das oito macrorregiões cearenses, nenhuma acumula chuvas dentro ou acima da média em abril. Até agora, a área mais escassa do Estado é o Sertão Central e Inhamuns, onde foram registrados 65,1 mm, cerca de 57,7% a menos do que o previsto. Na sequência, vem a região Jaguaribana, com 78,3 mm, perfazendo diferença negativa de 56,6% em relação à média.
Os indicadores são um pouco melhores no Litoral de Fortaleza, que acumula 159,1 mm, no Litoral do Pecém (135 mm) e no Maciço de Baturité (135,4 mm). Ainda assim, as regiões apresentaram desvios negativos de 38,7%, 34,4% e 37,8%, respectivamente, em relação à normal climatológica do mês. Para que o cenário seja revertido, a segunda metade do mês precisará registrar bons acumulados.
Entre fevereiro e abril, o Ceará acumula 421,6 mm de precipitações. Tomando como referência a normal climatológica do trimestre, que é de 510,1 mm, o volume está 17,4% abaixo da média. É preciso considerar, no entanto, que ainda restam mais 15 dias do mês de abril para que haja o encerramento do período trimestral. No ano passado, nesse mesmo intervalo, o Estado registrou 438,1 mm.

Situação dos açudes - Ainda que o acumulado da estação chuvosa esteja abaixo do esperado, até aqui, as chuvas registradas nos últimos três meses deram um alívio para a situação hídrica do Estado. No começo de fevereiro, início do ciclo chuvoso, o volume médio de água nos reservatórios cearenses era de 21,1%. Nesta sexta-feira, 15, chegou a 32,4%, índice que tira o Ceará do estado de alerta para escassez hídrica, atingido quando o volume é inferior a 30%.
No mesmo período, o número de açudes sangrando saltou de dois para 25. Já os que estão na iminência de transbordar, com volume acima de 90%, aumentaram de três para 35. Por outro lado, a quantidade de reservatórios com aportes abaixo de 30% da capacidade diminuiu de 67 para 59. Os dados estão disponíveis no Portal Hidrológico do Ceará, gerenciado pela Funceme em parceria com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário