segunda-feira, 27 de junho de 2022

POLÍCIA QUE TORTURA - Um a cada cinco policiais réus por tortura no Brasil é do Ceará

Conforme levantamento do O Globo, 194 policiais viraram réus por tortura nos últimos cinco anos no Brasil

Nos últimos cinco anos, 194 policiais viraram réus por tortura no Brasil. O Ceará lidera a lista, com 37 policiais como alvo de ações judiciais. Os dados são de levantamento do jornal O Globo em diários dos Tribunais de Justiça de todo o país, em que policiais civis, penais e militares respondem pelo crime.
Balanço registra uma média de um agente processado por tortura a cada dez dias no período desde 2017. Do total, 134 réus são da Polícia Militar, 336 são da Polícia Civil e 24 da Polícia Penal. Dezoito foram condenados e os demais ainda são réus. Em segundo lugar, Rio de Janeiro registra 30 processos do tipo.
Em seguida, vêm São Paulo (16), Minas Gerais (12), Roraima (8), Alagoas (8), Mato Grosso do Sul (8), Pará (8), Amazonas (7), Acre (7), Rondônia (6), Amapá (6), Goiás (5), Maranhão (5), Paraíba, Rio Grande do Sul, (4), Bahia (3), Paraná (3), Distrito Federal (3), Mato Grosso (3), Santa Catarina (3), Rio Grande do Norte (3), Tocantins (2), Piauí (2) e Pernambuco (1).                                                      
Em 98 casos, o método de tortura empregado foi espancamento. Outros 37 crimes foram realizados com sufocamento com uso de saco ou pano. A violência sexual (com inclusão de objetos no ânus) foi utilizada 22 vezes.
Além disso, os policiais torturadores também se valeram de golpes com objetos (fuzil, cassetete ou chicote) 18 vezes. Afogamento e spray de pimenta/gás lacrimogênio também foram métodos utilizados em 17 e 14 dos casos, respectivamente.
Dentre as vítimas estão um idoso, uma criança de três anos e uma grávida que perdeu o bebê por conta das agressões, segundo a pesquisa do O Globo. Este último exemplo, inclusive, é do Ceará. A vítima, casada com um traficante, foi sufocada por policiais militares por três horas. Eles utilizam um tecido para realizar a tortura. Exigiam que ela informasse onde os criminosos escondiam drogas e armas.
A tortura para obter informações é a causa mais frequente dos crimes. Em segundo lugar, em 45 casos, os policiais torturaram como forma de castigo. Outras causas também foram forçar confissão (22) e como forma de extorsão (21) Outros 48 casos foram por outros "motivo" ou sem informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário