sexta-feira, 15 de julho de 2022

Ceará avança no processo de implantação de câmeras nos uniformes de PMs

Comando-geral da Polícia Militar nomeou comissão interna para elaboração de pesquisa de mercado sobre os aparelhos de gravação

Implantação da tecnologia é defendida por Ministério Público, OAB Ceará e Defensoria Pública do Estado

O uso de câmeras no fardamento de policiais militares do Ceará está cada vez mais próximo de se tornar realidade. Na última quinta-feira, 14, o comandante-geral da corporação, coronel Márcio de Oliveira, nomeou uma comissão interna para a elaboração de um estudo técnico que deve subsidiar o processo de compra dos aparelhos de gravação. O grupo, formado por cinco oficiais, tem um prazo de 30 dias para apresentar os resultados da pesquisa de mercado. As informações constam no Boletim do Comando Geral (BCG) da Polícia Militar do Ceará (PM-CE).                                De acordo com o documento, a adoção das câmeras corporais acopladas às fardas dos militares é uma recomendação da Procuradoria Geral de Justiça do Ceará. O órgão orientou que a corporação faça a aquisição de equipamentos capazes de captar som e imagens simultaneamente. A adição da tecnologia também havia sido solicitada pela Comissão de Direitos Humanos da OAB Ceará no começo de junho.
Tanto a Procuradoria quanto a OAB-CE argumentam que o uso de câmeras nos uniformes dos policiais pode ajudar a coibir e evitar possíveis excessos no desempenho da função pelos agentes de Segurança. A Defensoria Pública do Ceará também já se manifestou favorável ao uso da tecnologia.

Ainda não há data para instalação - Ainda não há previsão para a instalação dos equipamentos. Depois da fase de estudos devem ser realizadas novas fases para o processo de aquisição.
Se o estudo mostrar viabilidade, a PMCE deve definir em quais unidades da corporação serão iniciadas e em seguida realizar a aquisição dos equipamentos.
No último dia 14 de outubro, a Assembleia Legislativa (AL) aprovou o projeto para implantação das câmeras nas fardas dos policiais do Ceará. No dia 19 do mesmo mês, o Ministério Público do Ceará (MPCE) fez uma recomendação para que a Secretaria da Segurança Pública do Estado do Ceará (SSPDS) implantasse os equipamentos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário