sexta-feira, 29 de julho de 2022

Ministério da Saúde confirma primeira morte no Brasil por varíola dos macacos

 Paciente que morreu era de Uberlândia

Paciente com varíola dos macacos

A primeira morte no Brasil por varíola dos macacos foi confirmada pelo Ministério da saúde nesta sexta-feira, 29. A vítima era de Uberlândia (MG).
Em nota, o Ministério disse que o controle da doença é uma prioridade e anunciou que montará um grupo para coordenar a resposta com a participação de várias instituições de saúde, como o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a Opas, braço da OMS nas Américas.
No Brasil, aquisição da vacina para a doença ainda está sendo negociada. "A pasta tem buscado as alternativas céleres para aquisição da vacina e articulado com a OPAS/OMS as tratativas para aquisição do imunizante".

O que sabemos sobre a doença

Como é transmitida

- Principalmente por meio de grandes gotículas respiratórias. Como as gotículas não podem viajar muito, é necessário um contato pessoal prolongado.

- Fluidos corporais, contato com alguma lesão ou contato indireto com o material da lesão.

- Por meio da mordida de animais que carregam o vírus ou consumo destes.

Como se prevenir

- Evitando contato com pessoas com caso suspeito e objetos que essas pessoas tenha usado, bem como com animais que possam estar doentes - Uso de máscara de proteção e o distanciamento.

Quais os principais sintomas

- A doença tem período de incubação pode variar de 5 a 21 dias.

- O estágio febril da doença geralmente dura de 1 a 3 dias (febre, dor de cabeça intensa, inchaço dos gânglios linfáticos, dor nas costas, dor muscular e falta de energia).

- O estágio de erupção cutânea, com duração de 2 a 4 semanas (lesões evoluem de máculas — lesões com base plana — para pápulas — lesões dolorosas firmes elevadas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário