quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Reconstrução facial e estátua da futura beata Menina Benigna são apresentadas no Ceará

O Vaticano anunciou o próximo dia 24 de outubro como a data de oficialização da beatificação da cearense, que morreu há 80 anos após uma tentativa de estupro

Reconstrução facial da Menina Benigna é apresentada no Ceará

A reconstrução facial e um projeto de estátua da futura beata Menina Benigna foram apresentados, nesta quarta-feira (24), no Crato, município na região Cariri do Ceará. As imagens foram divulgadas pela Diocese do município. No próximo mês de outubro, o Vaticano vai oficializar a Menina Benigna como primeira beata do estado e quarta mártir do Brasil.
A mártir se tornou símbolo da castidade para a Igreja Católica após assassinada brutalmente ao recusar ter relações sexuais com outro jovem. O caso aconteceu em Santana do Cariri, no interior do Ceará, mas a história da adolescente conquistou devotos por todo o estado.

Conheça a história da Menina Benigna

Onde e quando Benigna nasceu - Benigna Cardoso da Silva nasceu em 15 de outubro de 1928 no Sítio Oiti, em Santana do Cariri, no interior cearense.
Segundo o relato de pessoas que conviveram com Benigna, ela era uma menina simples, sem vaidades, muito estudiosa e com muita fé em Deus.

Quando Benigna morreu - No dia 24 de outubro de 1941, Benigna foi assassinada aos 13 anos por Raul Alves, com golpes de facão. Raul tinha 17 anos de idade e costumava cortejar Benigna, mesmo ouvindo sempre as negativas da adolescente. O acusado, então, tentou forçadamente ter relações sexuais com a menina, mas ela se recusou. A negativa enraiveceu Raul, que acabou assassinando a jovem.
Desde então, fiéis da igreja católica passaram a associar a resistência de Benigna com a manutenção da castidade, contra o pecado, o que tem movido as romarias em veneração à menina.

Quando Benigna vai se tornar oficialmente beata - A oficialização do processo de beatificação de Benigna Cardoso da Silva, vai ocorrer no dia 24 de outubro, conforme anunciou a Diocese do município do Crato, no Ceará, no último dia 2 de maio.

No último dia 27 de março, o ex-governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou o início da construção do Santuário de Menina Benigna, em Santana do Cariri. Será construída uma estátua representativa da jovem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário