terça-feira, 9 de agosto de 2022

Seis meses após morte de comunicador do Pirambu News - Um suspeito está preso e 3 estão foragidos

Givanildo de Oliveira foi assassinado a tiros no dia 7 de fevereiro, após divulgar em seu portal a prisão de um suspeito de homicídio

Criador do canal de notícias "Pirambu News", Givanildo Oliveira, foi morto a tiros em Fortaleza

A morte de Givanildo Oliveira, criador da página de notícias independente, Pirambu News, completou seis meses no último dia 7 de agosto. Após a conclusão do inquérito, cinco pessoas foram indiciadas pela Polícia Civil, destas, quatro foram denunciadas pelo Ministério Público do Ceará. Um deles foi preso e os outros três estão foragidos.
Givanildo foi assassinado no dia 7 de fevereiro no Bairro Cristo Redentor, após divulgar em seu portal a prisão de um suspeito de homicídio no bairro onde morava.
"Gigi", como era conhecido, era o editor e administrava as redes sociais do canal, que se dedicava a produzir conteúdo, principalmente sobre violência, denúncias e casos que ocorriam nos bairros da região do Pirambu, área de vulnerabilidade social da capital. O portal acumulava milhares de seguidores no Instagram, Facebook, YouTube e no blog de notícias à época em que ele foi assassinado.

Os autores - Thiago de Sousa Barros, de 21 anos, atirou pelo menos seis vezes na cabeça da vítima.
Nilton Pires Amaro de Castro ficou perto do local para dar suporte à ação criminosa, que teve como mandantes Carlos Mateus da Silva Alencar, o "Skidum", e Fabio Almeida Maia, o "Biú", chefes de uma facção criminosa.

Postagem desagradou integrantes de uma facção - Conforme a investigação da Polícia Civil, a postagem feita por Givanildo desagradou os integrantes da organização criminosa, por falar sobre a captura de um dos membros do bando e por conter uma frase interpretada pelos réus como um elogio à atuação da Segurança Pública. "Em resposta rápida, PMCE prende suspeito de duplo homicídio no Pirambu".
Cinco dias após o crime, Thiago foi preso por suspeita de matar Givanildo.
Os outros três estão foragidos e há suspeita que Skidum (Carlos Mateus) e Biú (Fabio Almeida) estejam no Rio de Janeiro.
O crime repercutiu nacionalmente, e a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) pediu a abertura de um inquérito para apurar o assassinato,  que considerou o crime como um ataque à liberdade de expressão e de imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário