terça-feira, 25 de outubro de 2022

Chuvas em outubro ficam acima da média no Ceará

Mês pode fechar como o mais chuvoso em 10 anos

Mesmo ainda restando uma semana para o fim do mês, as chuvas em outubro já estão acima da média no Ceará. Conforme dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as chuvas acumuladas até a última segunda-feira (24) já somam 4.7 milímetros, índice quase 20% superior à média histórica, que é de 3.9 mm.
Nos últimos 10 anos, apenas duas vezes outubro havia fechado acima da normal climatológica. Em 2021, o mês terminou com pluviometria acumulada de 4.5 milímetros. E, em 2014, choveu 7,8 mm. O volume atual é, portanto, o melhor desta década. Contudo, por se tratar de dados parciais, os números podem sofrer alteração para mais ou para menos ao longo desta última semana de outubro.
Diante da média superada, outubro se junta a outros meses cujo índice foi superado. Neste ano, apenas setembro (-54%) e fevereiro (-45%) tiveram índice pluviométrico aquém da normal climatológica. Abril fechou em torno da média. Todos os demais meses de 2022 tiveram, ainda conforme dados da Funceme, chuvas acumuladas acima da média.

Nenhum comentário:

Postar um comentário