sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Todas as cidades cearenses estão em alerta para risco de chuvas e ventos fortes

Pela primeira vez neste mês de dezembro, todas as 184 cidades cearenses estão em alerta para a possibilidade de chuvas fortes e ventanias com rajadas que podem chegar a 100 km/h. O alerta foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta sexta-feira (23) e é válido até às 10 horas deste sábado (24).
Os avisos do Inmet são divididos em três níveis de severidade, sendo o primeiro deles o de grau 1 ou 'perigo potencial'; o segundo, de grau 2, também chamado de 'perigo'; e, por fim, o grau 3 ou 'grande potencial'. No atual alerta, o Ceará tem uma porção territorial inclusa na classificação de grau 1 e outra no grau 2.
São 56 municípios no chamado "perigo potencial" e 128 cidades cearenses na classificação de "perigo". A diferença entre eles diz respeito à probabilidade do volume de chuva e velocidade dos ventos.
No grau 1, as precipitações podem chegar a 50 milímetros por dia com ventos de até a 60km/h, enquanto no grau 2 as chuvas podem atingir a marca dos 100 mm/dia com ventania de 100 km/h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário