segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Brasília - Bolsonaristas radicais invadem Congresso Nacional, STF e Palácio do Planalto

A maioria dos participantes do ato estava com bandeiras do Brasil e camisas da seleção brasileira de futebol

Manifestantes apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram as sedes dos três poderes da República — o Congresso Nacional, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto — em Brasília, neste domingo (8), após confronto com a Polícia Militar na Esplanada dos Ministérios.
A maioria dos participantes do ato estava com bandeiras do Brasil e camisas da seleção brasileira de futebol. Alguns deles usavam pedaços de pau e pedras para depredar patrimônio público nas invasões.
Policiais militares ainda tentaram conter os manifestantes com spray de pimenta, mas não tiveram sucesso e os grupos conseguiram avançar, inicialmente contra a área de contenção que cercava o Congresso. Parte do grupo também invadiu o Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo, e o plenário do STF.
A Polícia também chegou a usar bombas de efeito moral para conter os protestantes.
Vidraças foram quebradas e houve pontos com fumaça. Além disso, um veículo da Força Nacional caiu no espelho d'água do prédio que guarda o Senado e a Câmara dos Deputados.
Nas redes sociais, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB-MA), garantiu que "haverá reforços" do Governo Federal para combater os atos. "Essa absurda tentativa de impor a vontade pela força não vai prevalecer".

Nenhum comentário:

Postar um comentário