sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Ceará é um dos estados que mais mata travestis pelo sexto ano seguido

Desde 2017, quando a associação passou a fazer esse levantamento, o Ceará alterna entre segundo, terceiro e quarto lugar entre os estados mais violentos contra travestis

O Brasil teve 131 pessoas trans assassinadas em 2022, uma média de 11 por mês, segundo relatório anual da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra). As vítimas foram 130 mulheres trans/travestis e 1 homem trans. O índice faz do país o mais violento do mundo contra esse público, conforme o estudo.
Já o Ceará é o segundo estado que mais mata travestis no país, com 11 vítimas mortas em 2022, o mesmo número registrado em São Paulo.
Uma das vítimas no Ceará no ano passado foi Jerry, morta a tiros quando estava na calçada de casa em Coreaú. Em Forquilha, Natasha foi encontrada morta em via pública, em outubro.
Já em 27 de junho, véspera do Dia do Orgulho LGBTQIA+, uma travesti foi morta a tiros e outra espancada em ações distintas ocorridas em Fortaleza. A vítima, conhecida como Cromada, era amiga do ator Silvero Pereira, que fez o "Zaquieu" no remake da novela Pantanal.
Desde 2017, quando a associação passou a fazer esse levantamento, o Ceará alterna entre segundo, terceiro e quarto lugar entre os estados mais violentos contra travestis. Em 2020, foram 22 travestis vítimas de mortes violentas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário