quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Dezoito cidades seguem sem os serviços da Operação Carro-Pipa no Ceará

Caminhões das regiões dos Inhamuns, Crateús e parte do Centro-Sul continuam parados por falta de repasse

Operação Carro-Pipa entrega água para 1.038.122 de pessoas em 240 cidades do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo

Dezoito municípios seguem sem os serviços de abastecimento da Operação Carro-Pipa no Ceará. Ao todo, 29 cidades devem receber os caminhões carro-pipa, mas em parte delas o serviço está parado devido ao atraso no pagamento dos pipeiros.
De acordo com o Sindicato dos Pipeiros, os caminhões das regiões dos Inhamuns, Crateús e parte do Centro-Sul continuam parados por falta de repasse.
Sem o repasse, 150 pipeiros ficam prejudicados e em torno de 80 mil pessoas ficam sem receber água, nas seguintes cidades:

Acopiara

Araripe

Canindé

Caridade

Caucaia

Choró

Deputado Irapuan Pinheiro

Itapajé

Itatira

Jaguaretama

Jaguaribara

Madalena

Mombaça

Morada Nova

Pedra Branca

Quixadá

Quixeramobim

Solonópole

Operação Carro-Pipa - Segundo o Exército Brasileiro, a Operação Carro-Pipa entrega água para 1.038.122 de pessoas em 240 cidades do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo.
A operação acontece há 23 anos e atende a mais de 600 municípios, com a contratação de quase 4 mil pipeiros, em municípios com estado de calamidade ou emergência reconhecida pelo governo. São cerca de 42 mil postos de abastecimento.
O objetivo é dar apoio a atividades complementares de distribuição de água às populações atingidas pela seca em estados do Nordeste, além de Minas Gerais e Espírito Santo.
Em março, 260 cidades ficaram sem abastecimento de água. Na ocasião, o governo federal informou que não era possível fazer os repasses integrais e regulares para a operação. No final de setembro, o programa foi paralisado por falta de recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário