quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Interior do Ceará - Monsenhor Tabosa é excluído da Operação Carro-Pipa > 5 mil pessoas ficam sem água

Sem a água distribuída pelo Exército, moradores precisam comprar carregamentos por até R$ 350

O município de Monsenhor Tabosa, foi excluído da Operação Carro-Pipa, do Governo Federal, que leva água potável a localidades afetadas pela seca. A medida, anunciada no fim de dezembro pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), pegou de surpresa moradores, pipeiros e a Prefeitura.
A interrupção repentina no abastecimento deixou cerca de cinco mil pessoas sem água em pelo menos 124 comunidades rurais da cidade, segundo informou a Defesa Civil Municipal. A situação beira o colapso nas áreas atingidas pela suspensão. “O pessoal está agoniado porque não tem água, os açudes estão todos secos”.
O município foi comunicado oficialmente sobre o encerramento da operação no dia 26 de dezembro, por meio de ofício enviado pela Sedec. O município  alega que o documento não especificou o motivo da exclusão e nem apontou alternativas de abastecimento para as famílias prejudicadas.
O impasse gera aflição e angústia nas famílias que dependem da água distribuída pelos carros-pipa.

Emergência - Com histórico de escassez hídrica e estiagem prolongada, Monsenhor Tabosa está sob decreto de emergência federal por causa da seca desde julho do ano passado. A principal barragem da cidade opera em volume morto (abaixo de 1% da capacidade) desde 2015. Até então, o açude era a principal fonte de abastecimento para os moradores da zona urbana.
Com o manancial praticamente seco, a Prefeitura perfurou quase 30 poços artesianos para enfrentar a crise no abastecimento. Ainda assim, os moradores recebem água sob esquema de racionamento com fornecimento em apenas um dia da semana na maior parte da zona urbana.
No Ceará, a Operação Carro-Pipa atende cerca de 174 mil pessoas em 34 municípios. A água é distribuída pelo Exército Brasileiro. No fim do ano passado, a ação chegou a ser paralisada por falta de pagamento aos pipeiros. Desde o início de janeiro, com a mudança de Governo, o serviço tem sido restabelecido gradualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário