segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Três açudes estão sangrando no Ceará no início de 2023 - Veja quais

 Ao todo, 157 açudes são monitorados pela Companhia

As chuvas que banham o Ceará desde o início de janeiro melhoram, pouco a pouco, os resultados no volume de água dos açudes cearenses, principais responsáveis pelo abastecimento da população.
Atualmente, há 3 açudes sangrando no estado, de acordo com o Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).
O primeiro foi o Germinal, em Pacoti, no dia 9 de janeiro. Depois, na sexta-feira (20), foi a vez do Tijuquinha, em Baturité. Pouco depois no mesmo dia, o açude Caldeirões, em Saboeiro, também atingiu 100% do seu volume total.

PRINCIPAIS AÇUDES - Além dos reservatórios vertendo, os açudes Aracoiaba (na mesma cidade), Muquém (Cariús) e Rosário (Lavras da Mangabeira) registram mais de 90% de sua capacidade total.
Enquanto a quadra chuvosa não inicia oficialmente, os principais açudes do Ceará estão com baixa capacidade armazenada.
O Castanhão, maior do Estado, tem atualmente 19,48% do total, segundo a Cogerh; o Orós, segundo maior, está com 43,36%; e o Banabuiú, na sequência, com 9,07%.
Além disso, 69 reservatórios têm volume inferior a 30%. Ao todo, 157 açudes são monitorados pela Companhia; juntos, eles estão com 30,9% da capacidade total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário