sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

MPF pede prisão de Sikêra Júnior e multa por crime de racismo

Apresentador proferiu ofensas racistas contra mulher em programa de emissora paraibana

MPF pede prisão de Sikêra Júnior e multa por crime de racismo

O Ministério Público Federal (MPF) pediu a prisão e aplicação de multa ao apresentador José Siqueira, mais conhecido como Sikêra Júnior, pelo crime de racismo.
O apresentador fez comentários racistas em 5 de junho de 2018 no programa 'Cidade em Ação', que apresentava na TV Arapuan, de João Pessoa (PB), contra uma mulher negra que foi presa.
O MPF entendeu que, durante o programa, Sikêra Jr. proferiu discurso com "ofensas injuriosas raciais". Ele zombou de características físicas da mulher, que teve a imagem exibida no estúdio do programa.
Sikêra definiu o nariz da vítima como “venta de jumenta” e usou termos como "vagabunda" e "preguiçosa". O MPF ressaltou também o momento em que o apresentador usou o refrão da música popular “pau que nasce torto, nunca se endireita”, disseminando a visão de que ela seria incapaz de ser ressocializada.
O apresentador também disse que a mulher era "sebosa" por não pintar as unhas e estimulou outras pessoas que estavam no estúdio a repetir a ofensa pelo menos 16 vezes.
O crime de racismo, tipificado pelo artigo 20 da Lei nº 7.716, tem pena de um a três anos de prisão e multa. O MPF já havia ajuizado ação civil pública em 2021 pedindo reparação por dano moral coletivo decorrente de discurso de ódio às mulheres

OUTROS PROCESSOS - Sikêra Jr. foi alvo de outra ação no MPF pelo mesmo episódio. Na época, a rapper Kalyne Lima criticou as falas do apresentador em seu perfil em uma rede social e foi ofendida por ele nos programas seguintes.
A TV Arapuan assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o MPF, em agosto de 2018, se comprometendo a veicular material com duração de 30 segundos com ideias relevantes para a cidadania e em defesa da tolerância e do respeito às diversidades.
Sikêra Jr já foi condenado pela Justiça, em 2022, por ofensas à apresentadora Xuxa Meneghel. Em programa da RedeTV!, ele associou a apresentadora à 'prostituição', após Xuxa lançar um livro infantil de abordagem LGBTQIA+.

Nenhum comentário:

Postar um comentário