quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Serra da Ibiapaba - Operação apreende 33 mil litros de cachaça

Dez estabelecimentos foram fiscalizados durante o trabalho compartilhado pelo Ministério Público, Ministério da Agricultura e Polícia Civil

Operação apreende 33 mil litros de cachaça na região da Serra da Ibiapaba

A “Operação Serrana”, que fiscalizou dez estabelecimentos, terminou na apreensão de 33 mil litros de cachaça na região da Serra da Ibiapaba, no Ceará. O trabalho foi realizado entre o último domingo (5) e esta quinta-feira (9), com o objetivo de fiscalizar a produção e venda da bebida, considerada um dos principais atrativos comerciais e culturais da região.
Entre as irregularidades identificadas, estão a produção da bebida sem o devido registro junto ao Ministério da Agricultura; o armazenamento irregular do líquido a granel; a envase e comercialização irregular dos produtos sem os rótulos, com informações do fabricante e controle de qualidade ausentes.
A região da Serra da Ibiapaba é reconhecida em todo o Brasil pela produção da cachaça, que realiza importante papel no circuito turístico do local.
Também foram coletadas 15 amostras de produtos para verificação do atendimento dos Padrões de Identidade e Qualidade. A fiscalização apontou que um dos estabelecimentos armazenava a bebida em locais insalubres, exposta a fezes de ratos e morcegos.
De acordo com o Decon, a operação foi motivada por suspeitas de que diversos estabelecimentos estavam produzindo cachaça sem o devido registro, em condições inapropriadas, ou realizando a mistura dos produtos com água, cachaças de baixa qualidade e até mesmo álcool combustível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário