sexta-feira, 24 de março de 2023

Açudes do Ceará estão com o maior volume dos últimos 10 anos

As bacias do estado com maior volume são a do Coreaú (89%) - Litoral (85%) - Acaraú (71%)

Hoje, o estado possui 32 açudes sangrando

Açude Acarape do Meio localizado em Redenção está com 100% de sua capacidade

Os reservatórios do Ceará estão com o maior volume desde 2013, de acordo com dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh). O volume global de todos os açudes monitorados pela companhia está atualmente em 34,24%, o melhor volume computado nos últimos 10 anos.
As bacias do estado com maior volume são a do Coreaú (89%); Litoral (85%) e Acaraú (71%). A bacia com pior volume é do Banabuiú, com 12,4%. Nesta bacia está localizado o Açude Banabuiú que no momento se encontra com apenas 11,04%.
Com as chuvas dos últimos dias, mais seis reservatórios no Ceará atingiram 100% da sua capacidade. Sangraram o Pesqueiro, em Capistrano, na Grande Fortaleza, Santo Antônio de Aracatiaçu e Patos, em Sobral, na Região Norte e o Gangorra, no município de Granja, também na Região Norte. Como também o Jenipapo e Gerardo Atimbone, ambos localizados na Bacia do Litoral.
Ao todo, 32 açudes monitorados pela Cogerh atingiram a capacidade máxima. Atualmente, o estado tem 42 açudes com volume acima de 90% e 60 reservatórios com volume inferior a 30%.
O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 20,87% da sua capacidade, conforme a Cogerh; e o Orós, segundo maior do estado, 48,18%.

Confira a lista dos 32 açudes com capacidade máxima

Gameleira

Cachoeira

São Vicente

Aracoiaba

Acarape do Meio

Rosário

Caldeirões

Tijuquinha

Germinal

Altoneira

Itapajé

São Pedro Timbaúba

Itaúna

Itapebussu

Valério

Sobral

Pesqueiro

Acaraú Mirim

Quandu

Junco

Poço Verde

São José I

Mundaú

Arrebita

Tucunduba

Frios

Pesqueiro

Santo Antônio de Aracatiaçu

Patos

Gangorra

Jenipapo

Gerardo Atimbone

Fonte: Cogerh

Nenhum comentário:

Postar um comentário