quarta-feira, 29 de março de 2023

Quadra chuvosa - 154 municípios do Ceará já superam média para março

Em 11 cidades, as médias registradas até o momento são mais que o dobro das respectivas médias históricas

Estado chega a 40 açudes sangrando

Faltando três dias para o fim de março, 154 municípios do Ceará já superaram a média histórica de chuvas. Apenas 30 cidades não atingiram as respectivas médias esperadas para o mês. As informações são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Segundo dados da Fundação, a precipitação média no Estado para o terceiro mês do ano varia entre 172,6 e 241,08 mm. Valores maiores que isto são considerados acima da média.
Conforme os acumulados registrados até está quarta-feira, o Ceará tem chuvas acima da média para março: são 280,3 mm registrados frente aos 203,4 mm esperados — um desvio positivo de 37,8%.
Cada município e cada macrorregião também têm o cálculo individual deste valor. Até o momento, 154 cidades já ultrapassaram este registro. Em alguns casos, já choveu mais que o dobro do esperado.
Barreira, no Maciço de Baturité, encabeça a lista. Com o habitual em torno de 176,9 mm, a cidade registrou 465 mm de chuva até o momento. A diferença positiva é de 162,8%.
Porteiras, Madalena, Senador Pompeu, Varjota, Milhã, Banabuiú, Miraíma, Horizonte, Uruburetama e Ubajara completam a lista de 11 cidades cujas médias de chuva para este mês já são o dobro das respectivas médias históricas.
Outros dois municípios estão próximos de registrar desvios superiores a 100%: Iracema e Piquet Carneiro. Ambos registram médias 99,5% superiores a suas médias normais.
No extremo oposto, Icó, Quixelô e Orós têm os maiores desvios negativos, ou seja, registram médias de chuvas consideravelmente abaixo do esperado para o mês. Em Orós, na região Jaguaribana, o acumulado das precipitações chega a menos da metade da média histórica.

Quadra chuvosa - 40 açudes estão sangrando no Ceará

O Ceará tem nesta quarta-feira, 29, 40 açudes sangrando. A última vez em que 40 reservatórios sangraram ao mesmo tempo no Estado foi em 1º de junho de 2022. 
Ao todo, outros 11 açudes têm volumes entre 90% e 100% de suas capacidades. No outro extremo, 52 reservatórios estão abaixo de 30% do volume hídrico que podem acumular.
Dos três maiores açudes cearenses, o Orós, segundo da lista, tem a melhor situação hídrica e acumula 51,15% da capacidade. Já o Castanhão tem 22,88%, e o Banabuiú acumula 17,85%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário