sábado, 8 de abril de 2023

1ª semana de abril - Ceará registra um terço da chuva esperada para o mês

Estado registra precipitações há sete dias consecutivos

Chuvas causam transtornos na Capital e preocupam população que vive  perto de barragens, no Interior

Na primeira semana de abril, o Ceará já registrou um terço do volume de chuva esperado para o mês. De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o acumulado do dia 1º até a noite desta sexta-feira, 7, era de 63,3 milímetros (mm). O índice corresponde a 33,5% da normal climatológica mensal, projetada em 188 mm.
Terceiro mês da estação chuvosa no Ceará, abril registra precipitações há sete dias consecutivos e tem previsão de mais chuva para as próximas horas. As chuvas são distribuídas em todas as macrorregiões do Estado, com variações de tempo e intensidade.
A Sexta-Feira Santa foi chuvosa em pelo menos 66 municípios, conforme o último balanço divulgado pela Funceme. O município de Coreaú, na Serra da Ibiapaba, teve o maior acumulado em 24 horas, cerca de 69 mm.
Em Fortaleza, de acordo com os indicadores fornecidos pelo órgão meteorológico, choveu apenas 24 mm. O volume, no entanto, foi suficiente para causar transtornos e alagamentos em vários pontos da cidade.
No Interior, a preocupação é com a possibilidade de inundações no entorno de grandes reservatórios que estão próximos de sangrar, além do risco de rompimento de barragens que vêm recebendo grande volume de água nos últimos dias. Em Pedra Branca, no Sertão Central, moradores das adjacências do Açude do Povo convivem com o medo de enchentes diante de um eventual transbordo do reservatório.
Em Quixeramobim, também no Sertão Central, moradores estão aflitos com a rápida evolução da reserva hídrica do Açude Fogareiro, que atingiu o maior nível em doze anos. A barragem está a apenas 6 centímetros de verter. Apesar disso, a Defesa Civil afirma que não há risco inundações nas residências situadas próximas do açude.
Após os sete dias consecutivos de chuva em abril, o Ceará atingiu a marca de 60 açudes sangrando nesta sexta-feira, recorde dos últimos doze anos. Esse é o maior número desde 2011, ano em que 67 barragens verteram. Com o cenário favorável para mais chuva nos próximos dias, é possível que o indicador seja superado ainda este mês. A previsão do tempo da Funceme indica que o fim de semana deve ser chuvoso em todas as macrorregiões do Estado. Atualmente, segundo a Cogerh, oito açudes estão na iminência de transbordar, com níveis hídricos acima de 90%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário