sábado, 8 de abril de 2023

Após motim - 78 presos ficaram feridos em presídio no Ceará

Episódio ocorreu no último dia 18 de março na Unidade Prisional Elias Alves da Silva

Cerca de 470 presos envolveram se na ação

A tentativa de fuga registrada no último dia 18 de março na Unidade Prisional Elias Alves da Silva (UP-Itaitinga 4), na Região Metropolitana de Fortaleza, deixou 78 presos feridos. A direção da unidade informou à Vara de Corregedoria de Presídios que o amotinamento envolveu cerca de 470 presos.
De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), os internos tomavam banho de sol na ala F da unidade quando teve início o amotinamento. A pasta informou que os presos passaram a agredir os policiais penais plantonistas arremessando objetos.
“A sublevação da ordem foi respondida de forma imediata e a unidade teve sua rotina retomada pela pronta ação da polícia penal. A ocorrência exigiu o uso moderado da força o que resultou em internos feridos. Todos tiveram atendimento médico, realizaram exame de corpo e delito e foram encaminhados à Delegacia”.                            O motim ocorreu na ala destinada a presos da facção Primeiro Comando da Capital (PCC). A Vara de Corregedoria de Presídios ainda foi informada que, durante o amotinamento, uma das espingardas calibre 12 portadas pelos policiais foi danificada.
A Corregedoria de Presídios abriu procedimento para apurar o caso. A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) também foi informada do caso. Sete dias antes dessa tentativa de fuga, 11 presos haviam conseguido escapar da unidade. Um inquérito da Delegacia de Assuntos Internos (DAI), da CGD, investiga o caso. 
Outro episódio recente envolvendo a UP-Itaitinga 4 ocorreu no último dia 15 de fevereiro, quando 138 presos foram encaminhados para lá provenientes da Unidade Prisional de Aquiraz, também na Região Metropolitana de Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário