sexta-feira, 7 de abril de 2023

POLÍCIA CIVIL DE IGUATU ALERTA SOBRE “GOLPE DO PIX MULTIPLICADOR”

POLÍCIA CIVIL - Todos juntos no combate à criminalidade

A POLÍCIA CIVIL, através da Delegacia Regional de Iguatu, no interior do Ceará, alerta a toda a população da Região Centro-Sul sobre o golpe do “PIX MULTIPLICADOR” ou “PIX DOBRADO” que está fazendo muitas vítimas na região.
Os golpes envolvendo pagamentos via PIX têm crescido principalmente nas redes sociais. O chamariz é quase sempre o mesmo: perfis com milhares de seguidores que prometem dinheiro fácil. Mas esses perfis falsos (ou hackeados) tem uma promessa, uma mentira usada como isca para roubar dinheiro e dados confidenciais das vítimas.  
O golpe do Pix Multiplicador ou Pix Dobrado aplica a mesma técnica. Em redes sociais como Instagram e Facebook, perfis fazem postagens promovendo uma “fórmula mágica”. A promessa é que se a pessoa fizer um Pix inicial com uma quantia mínima, receberá de volta automaticamente um valor 2, 5, 10 vezes maior.  
A prática configura o crime de estelionato (artigo 171 do Código Penal), pois induz as vítimas a realizar transferências bancárias ou fornecer informações pessoais e sensíveis. Mesmo assim, muitos brasileiros já caíram no golpe.

COMO FUNCIONA O GOLPE - Normalmente o golpe se inicia nas redes sociais Instagram ou Facebook quando a vítima visualiza um stories de um perfil amigo que foi hackeado. Nessas postagens fraudulentas percebe-se que elas sempre falam sobre uma forma simples e fácil de fazer o seu dinheiro render usando o Pix. A promessa faz os olhos brilharem e desperta a sua curiosidade, levando-o a dar uma olhada nas postagens desse perfil. Lá, você encontra uma série de relatos de outros perfis afirmando que a técnica funciona. 
É assim que acontece o golpe do Pix Multiplicador ou Dobrado também conhecido como “Robô do Pix”. Postagens e perfis falsos prometem um rendimento de até 10 vezes o valor transferido via Pix e isso faz com que as vítimas realizem as transferências com a esperança de que o valor retorne para suas contas multiplicado. Contudo, esse dinheiro nunca é revertido.

COMO SE PROTEGER DESSES GOLPES - A POLÍCIA CIVIL alerta que com a crescente popularização de fraudes como o golpe do Pix Multiplicador, é importante saber como se proteger para evitar se tornar mais uma vítima dessas falsas promessas. A seguir, confira algumas recomendações:

1 - Não clique em links enviados por mensagem ou e-mails de usuários desconhecidos.

2 - Nunca informe dados sensíveis em links de procedência duvidosa, como senhas e informações pessoais. 

3 - Não faça pagamentos sem confirmar a identidade da pessoa que vai recebê-los.

Acima de tudo, é importante sempre desconfiar de qualquer oferta que prometa uma grande vantagem em curto período de tempo. Desconfie sempre de propostas com lucro fácil.
Por fim, a POLÍCIA CIVIL orienta a todos que caso seja vítima de algum golpe envolvendo PIX, ligue imediatamente para o seu Banco e, em seguida, dirija-se até a Delegacia de Polícia mais próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário