segunda-feira, 22 de maio de 2023

Interior do Ceará - Jaguaribe registra a 3º temperatura mais alta do país

Além das altas temperaturas, Jaguaribe encabeçou a lista das dez cidades brasileiras com umidades relativas do ar mais baixas do País

O Ceará tem registrado altas temperaturas nos últimos dias e a população tem sentido bastante o calor. No interior o cenário é ainda mais complicado: a cidade de Jaguaribe registrou, na última sexta-feira (19), a temperatura de 35,4°C.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o município cearense foi o terceiro no ranking dos mais quentes do país. Logo na frente de Jaguaribe, aparecem Seridó (Rio Grande do Norte) com 36,7º e Balsas (Maranhão) com 35,7º.
Segundo informações do Inmet, é comum o aumento da temperatura no fim da quadra chuvosa e que o calor siga constante e maior em todo o território cearense.

Veja a lista das cidades mais quentes do Brasil

1º - Seridó > Rio Grande do Norte - 36,7º

2º - Balsas > Maranhão - 35,7º

3º - Jaguaribe > Ceará - 35,4º

4º - Rio Branco > Acre - 35,3º

5º - São Miguel do Araguaia > Goiás - 35,3º

Umidade relativa do ar - Além das altas temperaturas, Jaguaribe encabeçou a lista das dez cidades brasileiras com umidades relativas do ar mais baixas do País ficando na sétima posição com umidade de 17%.
A OMS considera umidade do ar acima de 60% como ideal. É considerado estado de observação quando a umidade apresenta entre 31% a 40%. Quando ela fica abaixo dos 30%, classifica-se como atenção. Já entre 12% e 20%, é considerado estado de alerta. Por fim, abaixo disso, é considerado estado de emergência.

Para evitar impactos do ar seco especialistas compartilham recomendações

Adulto > Tomar de 3 a 4 litros de água

Criança > Tomar de 10 ml a 30 ml por kg de peso

Evitar ar-condicionado

Colocar toalhas molhadas ou água em temperatura ambiente no quarto

Lavar o nariz

Nenhum comentário:

Postar um comentário