quinta-feira, 20 de julho de 2023

Arcebispo metropolitano de Aracaju dom João José Costa renuncia ao cargo

Foi bispo da Diocese de Iguatu

Na última quarta-feira (19), a Arquidiocese de Aracaju foi surpreendida com o anúncio da renúncia do arcebispo Dom José João Costa. O pedido de afastamento foi feito ao Papa Francisco devido ao cansaço e às limitações de saúde enfrentadas por Dom João.
Em sua carta de renúncia, o arcebispo expressou seu entendimento das próprias limitações e vulnerabilidades, reconhecendo a fadiga que o ministério impôs a ele. Demonstrando atitude de escuta e obediência à vontade do Senhor e da Igreja, Dom João colocou sua missão como bispo e o caminho pastoral da querida Arquidiocese de Aracaju nas mãos do Santo Padre. A decisão foi amadurecida com certo sofrimento, mas ele entende que é para o bem pessoal e para o benefício da igreja em um momento singular de sua história.
Natural do município de Lagarto (SE), Dom João José Costa nasceu em 24 de junho de 1958.
O Papa Bento XVI nomeou Dom João como bispo da diocese de Iguatu (CE) em 7 de janeiro de 2009, onde desempenhou um papel ativo e relevante durante seu tempo na Diocese, sendo querido por todos. Posteriormente, em 5 de novembro de 2014, o Papa Francisco o designou como arcebispo coadjutor da arquidiocese de Aracaju. Em 18 de janeiro de 2017, com a renúncia de Dom José Palmeira Lessa, assumiu a titularidade da arquidiocese de Aracaju.
Enquanto aguardamos a nomeação ou eleição de um novo arcebispo metropolitano para assumir o cargo, o governo pastoral da Arquidiocese de Aracaju estará sob a responsabilidade de Dom Vitor Agnaldo de Menezes, bispo diocesano de Propriá. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário