segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Quarta-feira é feriado - Entenda 15 de novembro e a Proclamação da República

Na próxima quarta-feira, 15 de novembro, é celebrada a Proclamação da República no Brasil

Saiba se é feriado e a origem da data

Proclamação da República > Ovação popular ao General Deodoro da Fonseca e Bocayuva, na rua do ouvidor, Rio de Janeiro, 1889

Um dos últimos feriados do ano, o dia 15 de novembro marca a Proclamação da República no Brasil. A data foi aprovada pela Lei n.º 10.607, de 2002, que enumera todos os feriados nacionais do País. A Proclamação da República aconteceu em 15 de novembro de 1889, motivada pela insatisfação de diferentes grupos da sociedade brasileira com a monarquia.
O Brasil passava por crises sociais, religiosas e militares no Império, o que reforçou o discurso republicano. A questão abolicionista também somou forças ao movimento.
Grupos na sociedade começaram a exigir maior participação pela via eleitoral. Esses grupos se uniram em um golpe que derrubou a monarquia e expulsou a família real do Brasil.
O que aconteceu no dia 15 de novembro de 1989 - O imperador Dom Pedro II passou por diversas crises durante o Segundo Reinado, que culminaram com a Proclamação da República. Utilizando o poder moderador, ele impediu a participação dos militares na política brasileira, o que aumentou a insatisfação desse grupo com a monarquia.
Outros grupos da sociedade começaram a exigir maior participação política e os ideais republicanos ficavam mais fortes na sociedade.
Esses grupos se uniram em um golpe, encabeçado pelos militares, para derrubar a monarquia e expulsar a família real do Brasil. Quem proclamou a república foi José do Patrocínio. E o marechal Deodoro da Fonseca foi o primeiro presidente após a proclamação. 15 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário