terça-feira, 16 de abril de 2024

Em 10 anos - Açude Castanhão ultrapassa 30% da capacidade pelo segundo ano seguido

Há um ano, o açude estava exatamente com 30% de volume - Em 2023, foi a primeira vez que o reservatório passou desta marca desde 2014

Açude Castanhão ultrapassa pelo segundo ano seguido a barreira dos 30%

O maior reservatório do país, o Castanhão, no Vale do Jaguaribe, no Ceará, ultrapassou o volume de 30% da capacidade de armazenamento. Em dez anos, é a primeira vez que o açude atinge a marca por dois anos seguidos. Os dados são da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).
Há um ano, o açude estava exatamente com 30% de volume. Em 2023, foi a primeira vez que o reservatório passou desta marca desde 2014. Em todo ano de 2014, a capacidade alternou entre 39% (janeiro) e 26% (dezembro). A partir de então só chegou aos 30% ano passado.
O reservatório tem capacidade para acumular 6,7 bilhões de metros cúbicos (m³) de água.
Segundo dados do Ministério da Integração Nacional, o Castanhão é o maior reservatório público do país para múltiplos usos. Concluído em 2003, sua barragem fica localizada no município de Alto Santo e constitui importante reserva estratégica de água. É utilizado para irrigação, abastecimento urbano, piscicultura e regularização da vazão do Rio Jaguaribe.

Situação dos reservatórios - O Ceará tem 64 açudes sangrando. Só no último final de semana, sete açudes registraram sangria, incluindo o Açude Benguê, em Aiuaba, que não transbordava há 13 anos.
Segundo a Cogerh, além do Açude Benguê, os açudes Olho d’Água, Cachoeira, Santo Antônio de Russas e Ubaldinho sangraram neste último fim de semana. Já o Maranguapinho, na Região Metropolitana de Fortaleza, e Riacho do Sangue, Solonópole, atingiram o ponto de sangria na segunda (15).
Com um volume total de mais de 9,5 bilhões de metros cúbicos nos reservatórios, o número de açudes vertendo em 2024 já supera o registrado no ano anterior se comparado a esta mesma data. Atualmente, além dos 64 açudes gerenciados pela Cogerh que estão vertendo, 14 reservatórios operam com mais de 90% de sua capacidade total.
Outros 26 reservatórios do Ceará apresentam volumes abaixo de 30% de sua capacidade,.

Fonte - Cogerh

Nenhum comentário:

Postar um comentário