terça-feira, 29 de abril de 2025

PARCERIA CANCELADA - Aliança entre as facções criminosas PCC e CV dura apenas dois meses e meio

Ruptura pode acentuar a curva da violência com o aumento dos CVLI´s

O acordo de cooperação firmado entre as duas principais organizações criminosas do País, Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) firmado no início de 2025, parece ter chegado precocemente ao fim. Um relatório do departamento de inteligência da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) apontou que o suposto acordo entre PCC e CV incluía mobilização para tornar menos rígido o tratamento de presos considerados perigosos no sistema penitenciário nacional.
Durante as investigações, as autoridades tiveram acesso a mensagens de texto, supostamente dos líderes das facções tratando sobre a trégua entre PCC e CV nas ruas, proibindo mortes entre os faccionados em todos os estados da federação. Na ocasião, não havia uma comprovação de que seriam autênticas.
O que parecia ser uma aliança ameaçadora à segurança pública do País, aparentemente não vingou e a ruptura teria chegado ao fim no início desta semana, com uma circular divulgada pela alta cúpula do grupo criminoso carioca. A mensagem se espalhou rapidamente por todos os estados, por meio de aplicativos de mensagens nas redes sociais. Um texto em formado de comunicação institucional, construído sem os costumeiros erros de ortografia e gírias, informa a ruptura e reforça a necessidade da preservação das diretrizes previstas no estatuto da organização criminosa, inclusive prevendo punições severas em caso de descumprimento.
Assim como na formação da aliança, a ruptura também não pode ser confirmada, por não haver autoria da publicação.

Confira a nota - CIRCULAR INFORMATIVA

Assunto: Ruptura de Aliança com o PCC e Reforço de Diretrizes Internas. A todos os Estados e Países.
Comunicamos que, a partir desta data (28-04-2025), não mantemos mais qualquer aliança ou compromisso com o Primeiro Comando da Capital (PCC).
Entretanto, deixamos claro que:
Qualquer membro do Comando Vermelho (CV) que vier a cometer atos que manchem o nome da nossa facção, conforme previsto em nosso estatuto - como:
• Entregar companheiros (caguetar),
• saída dos companheiros do cárcere terá que ser de forma certa , sem Covardia,
• Roubar drogas ou inimigos agindo de forma desonesta (pilantragem),
• Comercializar drogas de forma desonrosa,(dívidas),
• Atentar contra a vida de famílias ou de inocentes,
• Tirar a vida de pessoas de bem por motivos banais (como tirar foto com sinal de 2 ou 3) - será punido exemplarmente, independente de haver ou não aliança.
Reafirmamos que o respeito à vida humana deve estar acima de tudo, irmãos.
Nossos princípios não mudam com alianças; nossa conduta é baseada em honra e responsabilidade. ASS: Comando Vermelho.
A suposta quebra da aliança também é motivo de preocupação por parte das autoridades, com a possibilidade do aumento nos índices dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI´s).

Nenhum comentário:

Postar um comentário