Centenas de católicos, em um percurso pelas principais ruas da cidade
Nem mesmo o forte calor e falta de espaço foram motivos para afastar os fiéis da igreja matriz de Senhora Sant’Ana em Iguatu na tarde desta sexta-feira, 06, para a tradicional Procissão do Senhor Morto. Antes da caminhada que reuniu centenas de católicos, em um percurso de cerca de uma hora pelas principais ruas da cidade, foi realizada uma celebração de Adoração a Cruz.
A solene função litúrgica própria deste dia é o momento em que os católicos recordam a paixão e morte de Jesus Cristo. A celebração deste ano foi presidida pelo bispo emérito Dom. Mauro Ramalho, onde disse durante a adoração que o momento é de reflexão e contemplação.
Mesmo sendo sexta-feira da paixão o único dia em que a Igreja Católica não celebra missa, foram ofertadas aos fiéis as hóstias, sagradas na última quinta-feira na missa do lava pés. A condução da imagem de Cristo em um ataúde e de Nossa Senhora das Dores em seu andor, foi o momento de maior emoção por parte dos fiéis que ajudaram na condução das mesmas por todo o percurso.
A procissão seguiu em silêncio, ao som das matracas e com cânticos de dor e piedade. A devoção popular faz do momento o ponto alto da sexta-feira da paixão. “Foi na sexta santa que Jesus deu sua maior prova de amor e obediência para Deus, ele foi julgado e crucificado como uma pessoa má porque nos amou. Nós agora estamos pagando penitência com a procissão e pedimos perdão a Cristo pelos nossos pecados.”, explicou Pe. Roberto, pároco da Matriz Srª Sant’Ana.
Os rituais da Semana Santa são comemorados em todas as cidades, até o domingo de ramos, no sábado a Vígília Pascal acontece a partir das 9h da noite, e no Domingo de Páscoa a programação segue os horários normais nas paróquias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário