sexta-feira, 25 de maio de 2012

SECA NO CEARÁ - União reconhece emergência em mais 38 municípios

A Secretaria Nacional de Defesa Civil reconheceu a situação de emergência decretada por mais 38 municípios cearenses, por conta dos efeitos da seca. A informação foi publicada nesta sexta-feira (25) no Diário Oficial da União.

Anteriormente, a União já havia reconhecido a situação de emergência de três municípios no Ceará: Tauá, Quixeramobim e Quiterianópolis. Já a Defesa Civil do Estado homologou emergência em 21 municípios e está analisando outros 26 casos. No total, 82 prefeituras cearenses decretaram emergência

De acordo com o coordenador do Núcleo de Minimização da Defesa Civil do Estado, tenente Aluizio, "quando um município decreta emergência, o processo segue para análise estadual e federal. Existem diversas ações que o Estado e a União só podem executar em municípios nessa situação. Por exemplo, o bolsa-estiagem só é concedido a agricultores de municípios em emergência".

Outro exemplo citado por Aluizio é o caso da realização de obras sem licitação e o envio de verbas. "Esses R$ 10 milhões que a União destinou para a Defesa Civil só podem ser aplicados em municípios em situação reconhecida de emergência. Mas há ações como a Operação Carro-Pipa, que já está em 80 municípios, e o Garantia Safra que independem dessa condição", explica.

Confira lista nacional dos municípios em situação de emergência no CE 

Abaiara 
Alcântaras 
Aurora 
Banabuiu 
Belo Jardim 
Capistrano 
Chaval 
Deputado Irapuã Pinheiro 
Hidrolândia 
Ibaretama 
Irauçuba 
Itapipoca 
Itapiúna 
Itatira 
Jaguaruana 
Jati 
Jucás 
Limoeiro do Norte 
Milagres 
Milhã 
Miraíma 
Missão Velha 
Nova Russas 
Novo Oriente
Ocara 
Parambu 
Paramoti 
Piquet Carneiro 
Porteiras
Quiterianópolis
Quixeramobim
Russas 
Salitre 
São João do Jaguaribe 
Sobral 
Ta m b o r i l 
Tauá
 Te j u ç u o c a 
Umirim 
Uruoca 
Viçosa do Ceará


Nenhum comentário:

Postar um comentário