sexta-feira, 18 de maio de 2012

TRADIÇÃO NO CARIRI - Jacarandá é cortado para a bandeira de Santo Antônio

A árvore de três troncos teve um deles retirado para servir à tradição de festejar o padroeiro da cidade caririense.



 Foi dada a partida para os festejos alusivos a Santo Antônio, no município de Barbalha, na região do cariri cearense, com o corte do pau da bandeira, uma árvore jacarandá de 23 metros com quase 3 toneladas. Ontem pela manhã, centenas de carregadores entraram mata adentro, no Sítio São Joaquim, a 6 quilômetros da cidade, para seguir um ritual de mais de oito décadas. Mesmo num dia da semana, para evitar degradação ambiental na Área de Proteção Ambiental (APA), da Chapada do Araripe, não é possível conter a forte tradição e evitar a grande participação popular no ritual do corte. O mastro da bandeira permanece na "cama do pau", local nas proximidades de onde foi retirado, para secar até a abertura da festa, dia 3 de junho.

Todo o trajeto foi acompanhado por analistas ambientais, representantes do Poder Judiciário e da própria administração, no intuito de fazer cumprir um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), além da comissão organizadora do cortejo.

Antes de chegar a árvore para o corte, cerca de 300 pessoas seguiram mais de um quilômetro no Sítio São Joaquim, para deixar uma imagem do santo casamenteiro depositado em um angico, árvore frondosa também na APA. No local, um Pai Nosso e o pedido de proteção ao padroeiro de Barbalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário