Animais disputam folhas de palma servida para amenizar falta de pastagem na maior seca das últimas décadas no Nordeste.
Com fome, animais comem folha das algarobas, que são amargas e pouco alimentam. Segundo dados das defesas civis e estaduais, mais de 750 municípios do Nordeste já decretaram situação de emergência e mais de 4 milhões de pessoas foram afetadas.
Sem água encanada e dinheiro para comprar água de caminhão-pipa, população de Poço Redondo (SE) pega água em poços instalados nas fazendas da região e transportam em carros-de-bois. Mais de 750 municípios já decretaram situação de emergência no Nordeste e mais de 4 milhões de pessoas foram afetadas.
Gabriel Faria Mota vai para a escola todos os dias em meio ao ar seco e quente do sertão sergipano.
Cenário desolado do sertão baiano denuncia que seca castiga e compromete sobrevivência de sertanejo.
José Carlos Nunes, 41, espera que a chuva chegue para dar o mínimo de "condições" para os seus dois filhos, em Santa Brígida (BA). Mais de 750 municípios do Nordeste já decretaram situação de emergência e mais de 4 milhões de pessoas foram afetadas.
.
José Luís do Nascimento, 65, em Santa Brígida (BA): "pensei que nunca ia ver uma seca como a de 70". Entre os mais velhos, os relatos sempre comparam a seca atual com a enfrentada em 1970.
Açude seco deixa pequeno plantador sem perspectiva de negócios em Santa Brígida (BA). Mais de 750 municípios do Nordeste já decretaram situação de emergência e mais de 4 milhões de pessoas foram afetadas.
Mesmo às margens do rio São Francisco, o município de Glória (BA) sofre com a estiagem, com muitos riachos secos e o abastecimento comprometido. Durante uma semana, o UOL passou por cidades do semiárido de quatro Estados nordestinos (Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe).
Sem dinheiro para comprar abastecimento por caminhões-pipa, a população se vê na esperança de que volte a chover no sertão baiano. Mais de 4 milhões de pessoas já foram afetadas pela estiagem.
Em riacho seco, no município de Tacaratu (PE), gado é abandonado morto pela falta de água na região. Mais de 750 municípios do Nordeste já decretaram situação de emergência e mais de 4 milhões de pessoas foram afetadas.
Placa alerta para risco de "afogamento" no Canal de sertão, em Pariconha (AL), que teve obras anunciadas há 20 anos, mas ainda está seco.
Pequenos criadores de gado alimentam rebanhos com capim seco para manter os animais vivos.
Casa fica fechada em Pão de Açúcar (AL), após moradores abandonarem a zona rural em busca de água. A seca começou a se espalhar novamente pelo Nordeste. Segundo dados das defesas civis estaduais, mais de 750 municípios já decretaram situação de emergência e mais de 4 milhões de pessoas foram afetadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário