sexta-feira, 29 de junho de 2012

APÓS NOVE ANOS - Processo de canonização de frei Damião chega à fase final no Vaticano

Frei Damião, religioso muito conhecido no nordeste

Depois de nove anos de pesquisa e relatos, o Vaticano recebeu, nesta quinta-feira (28), a documentação para análise do processo de beatificação e canonização de frei Damião, o “andarilho de Deus”. Considerado um verdadeiro santo por muitos nordestinos --que continuam a reverenciar o religioso--, a Igreja Católica vai investigar, a partir de agora, se há milagres comprovados atribuídos a frei Damião e, assim, declarar o religioso como santo oficialmente. O parecer da fase final do processo sairá em dois anos.
O processo de canonização de frei Damião foi aberto oficialmente em 31 de janeiro de 2003, cinco anos após sua morte, como determina o direito canônico.
O FREI

Frei Damião nasceu em Bozzano, na Itália, em 5 de novembro de 1898. Aos 33 anos de idade, deixou o país europeu para ser missionário no Nordeste brasileiro. O religioso dedicou os 66 anos de vida no Brasil para percorrer as cidades nordestinas, realizar missas e orações e ouvir confissões. Ao frei são atribuídas muitas graças alcançadas e milagres.

O frei morreu no dia 31 de maio de 1997, no Recife, após sofre um AVC (acidente vascular cerebral). Seu enterro, também na capital pernambucana, foi marcado pelas demonstrações de fé de milhares de fiéis, que foram ao sepultamento para se despedir do "andarilho de Deus".
Atualmente, o convento São Félix de Cantalice (onde estão os restos mortais do frei), no bairro do Pina, no Recife, abriga o Memorial de Frei Damião de Bozzano, com capela com o túmulo, museu com objetos que pertenceram ou fazem referência a ele e salão de apoio aos romeiros. O local é alvo de romarias todos os anos, principalmente no final do meses de maio, que marcam a lembrança pela morte do religioso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário