terça-feira, 12 de junho de 2012

Fortaleza é a terceira capital do Brasil com mais crianças trabalhando


A cidade de Fortaleza é a terceira capital brasileira com maior número absoluto de crianças, entre 10 e 14 anos, trabalhando. No total, são 8.519 crianças fortalezenses desempenhando alguma atividade  
Os dados são do Ministério Público do Trabalho (MPT) e foram compilados no Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apenas São Paulo e Rio de Janeiro aparecem à frente da capital cearense.  
Há oito dias foram divulgados os números por Estado. O Ceará é o 15º colocado, com 58.825 crianças trabalhando. O município cearense com os piores índices percentuais de trabalho infantil é Deputado Irapuan Pinheiro, com 23,3%.
No último dia 5, o MPT lançou a campanha “Vamos acabar com o Trabalho Infantil”. O Brasil tem a meta de eliminar todas as formas de exploração de crianças pelo trabalho até 2020.
Mas o que é trabalho infantil
Pela legislação trabalhista brasileira, o trabalho é totalmente proibido até os 13 anos de idade. 
Entre 14 e 15 anos, é permitido somente na condição de aprendiz. Entre 16 e 17 anos, o trabalho é permitido, desde que não seja em condições perigosas ou insalubres e em horário noturno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário