85% das denúncias são do sexo feminino
Diariamente, duas crianças ou adolescentes são estupradas no Distrito Federal. As denúncias desse tipo de violência, que marca a vida desses meninos e meninas para sempre, vem crescendo cada vez mais na capital do país. Só nos primeiros seis meses deste ano, 388 casos foram registrados pela DPCA (Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente) — 116,7% a mais que no mesmo período de 2011. Entre janeiro e junho do ano passado foram feitas 179 denúncias, pouco mais de uma denúncia por dia.
O número de queixas, no entanto, é bem menor que o número real de casos, de acordo com a delegada-chefe da DPCA, Valéria Raquel Martirena. A estimativa, segundo ela, é que apenas 30% dos casos de violência sexual contra crianças sejam tornados públicos.
— O número de denúncias cresce gradativamente desde que a delegacia foi criada, em 1999. No entanto, nos últimos anos esse aumento foi ainda maior. Não acreditamos, porém, que a violência esteja aumentando, mas sim que a visibilidade do crime esteja crescendo. Antes crianças e adolescentes sofriam os mesmos abusos, mas não se denunciava.
Nenhum comentário:
Postar um comentário