quarta-feira, 7 de novembro de 2012

ESTIAGEM INTENSA - Incêndios em vegetação aumentam 143% no CE

A falta de chuva, aliada à velocidade dos ventos, está entre as principais causas do crescimento, segundo a Funceme


O clima mais seco no Estado vem gerando danos graves para a população cearense, que variam desde a falta de água até incêndios em vegetações. Segundo dados do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, de janeiro a setembro deste ano, foram registrados 943 incêndios ou princípios de incêndio em vegetações em todo o Ceará. Se comparado esse número com o igual período do ano passado, quando o órgão registrou 388, podemos perceber um aumento de 143% dos incêndios em vegetação.
O período com maior incidência foi de julho a setembro. Somente neste ano, em julho, o Corpo de Bombeiros identificou 132 focos de incêndio. Já em agosto, esse dado cresceu para 271 e, em setembro, o órgão chegou a registrar 299 casos. Se comparado os mesmos meses de 2011, é possível visualizar uma grande diferença. Em julho, foram 17 casos, em agosto, subiu para 78 e, em setembro, um aumento maior, com o registro de 237 focos de incêndio. 
De acordo com a assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros, o ano de 2012 é bastante atípico devido à intensa estiagem. A população mais afetada é a do Interior do Estado. Apesar do clima quente ser um agente capaz de provocar incêndio em vegetação extremamente seca, os grandes incêndios são provocados pelo homem. “O cidadão precisa estar atento, pois pode provocar um grande incêndio com uma simples ponta de cigarro”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário