sábado, 17 de novembro de 2012

Grupo disputa competição esportiva sem roupas no interior de São Paulo

Sem roupas, grupo disputa competição esportiva em Guará (Foto: Carlos Santos/G1)
Duplas participam de partidas no clube de naturismo

Uma competição em que a principal e muitas vezes a única regra é jogar pelado. Enquanto a maioria dos turistas foi para a praia ou serra para descansar, um grupo de cerca de 60 pessoas adeptas do naturismo se reuniram em Guaratinguetá, no interior de São Paulo, para uma competição esportiva no mínimo inusitada. Obviamente sem nenhum uniforme e bem à vontade, as pessoas estão divididas em quatro equipes e disputam, até domingo (18), competições em 30 modalidades como o biribol, vôlei, corrida de pedalinho, badminton e outras. A maioria dos participantes já está acostumada com a prática do naturismoEntre os participantes estão famílias e pessoas de todas as idades. 
Sem roupas, grupo disputa competição esportiva em Guará (Foto: Carlos Santos/G1)
Aceitação - Entre uma competição e outra, o clima entre os participantes é sempre de muita união e diversão. Em Guaratinguetá, o Clube do Rincão já tem a prática do naturismo há 19 anos e sempre é bastante frequentado pelos sócios fundadores, que têm casas no local, e também praticantes que podem alugar bangalôs ou até mesmo acampar na área. Apesar disso, muitos não assumem serem praticantes por preconceito e até receio da opinião de outras pessoas. Muitos têm receio de que isso atrapalhe no emprego
Regras - O conceito de naturismo é definido pelos adeptos como um modo de vida em harmonia com a natureza por meio da nudez social, que incentiva o respeito próprio e pelo próximo, além do cuidado com o meio ambiente. No Brasil, o movimento existe há cerca de 30 anos e o primeiro ponto de naturismo foi a Praia do Pinho, em Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Para participar do Clube do Rincão, por exemplo, o praticante precisa seguir regras que estão de acordo com o que é estabelecido pela Federação Brasileira de Naturismo. Na região, um sítio em Igaratá também é um dos redutos oficiais de naturistas do Estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário