A Justiça Eleitoral realizou nesta quarta-feira (27), na cidade de Cedro, na região Centro-Sul do Ceará, auditoria em dez urnas eletrônicas usadas nas eleições municipais de outubro passado.
O processo foi realizado no Fórum de Justiça com a presença de populares, juiz eleitoral, Promotor de Justiça eleitoral, representantes das coligações eleitorais, representantes políticos, servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, e três agentes da Polícia Federal.
Antes de iniciar a auditoria, o Secretário de Tecnologia da Informação, George Cabral, falou sobre a segurança das urnas eletrônicas e respondeu a várias questões.
Nas dez urnas auditadas verificaram-se as fotos dos dois candidatos a prefeito e vice-prefeito. Não sendo constatada, portanto, nenhuma irregularidade.
Agora, o juiz eleitoral convocará para prestar depoimento as testemunhas arroladas pelas partes. São sete testemunhas indicadas pelo candidato João Viana de Araújo e outras sete pelo prefeito eleito, Nilson Diniz.
Entenda o caso - Passadas as eleições, a coligação do ex-prefeito João Viana, que tentou a reeleição, entrou na Justiça com uma Ação de Investigação Eleitoral, alegando que alguns eleitores relataram que no ato de votação, não constava nas urnas a foto do candidato João Viana.
O juiz eleitoral, Welingthon Alves de Mesquita, acatou a denuncia da coligação e pediu que fosse realizada auditoria em algumas urnas, observando que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), neste tipo de investigação, normatiza que a inspeção pode ser feita em até 10% das urnas usadas no pleito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário