
Quando os cardeais chegarem a um consenso sobre o nome do novo papa será emitida uma fumaça branca da chaminé da Capela Sistina
O Vaticano anunciou, no início da tarde desta sexta-feira (8), que o início do conclave que escolherá o 266º papa está marcado para a próxima terça-feira (12).
A decisão foi feita durante a oitava Congregação Geral do Colégio dos Cardeais. Pela manhã (horário do Vaticano) será celebrada a Missa "Pro eligendo Pontifice", na Basílica de São Pedro e à tarde os cardeais se fecham na Capela Sistina para dar início ao conclave.
Cinco cardeais brasileiros têm direito ao voto e pelo menos um deles, o cardeal Dom Odilo Scherer é apontado com um dos favoritos para exercer o novo pontificado católico.
115 cardeais eleitores decidem futuro da Igreja Católica
O encontro que definiu a data contou com a participação de 153 dos 207 membros do Colégio Cardinalício. Deste número, 115 eram de cardeais eleitores, ou seja, estarão isolados, na Capela Sistina, a partir de terça, para escolher o próximo papa.
Na sessão da manhã de hoje, 18 cardeais falaram, por isso que o número de purpurados que discursaram nestes cinco dias de congregação já soma mais de cem. Os purpurados analisaram o papel da mulher na Igreja, o diálogo inter-religioso, a bioética e a misericórdia.
Durante o conclave, os cardeais ficarão hospedados na Casa de Santa Marta (Domus Sanctae Marthae), dentro do Vaticano. Os quartos de Santa Marta serão sorteadas, com o objetivo de que os cardeais "não possam escolher ao vizinho de quarto" e de que não haja preferências por uns ou outros.
Para garantir o secretismo do encontro, haverá rigorosos controles para evitar que alguma informação seja passada ao exterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário