terça-feira, 5 de março de 2013

Morre presidente da Venezuela Hugo Chávez

Chávez não era visto desde dezembro do ano passado, quando foi submetido a uma cirurgia em Havana
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, morreu na tarde desta terça-feira (5), vítima de complicações de um câncer na região pélvica, aos 58 anos, na capital Caracas. O vice-presidente, Nicolás Maduro, anunciou, há pouco, em rede de rádio e televisão, a morte do presidente. O chefe de Estado lutava contra um câncer desde junho de 2011. Nos últimos dias, o venezuelano estava sendo submetido a sessões de quimioterapia de forte impacto e a tratamentos complementários.

Três mandatos como presidente da Venezuela

Foi a terceira vez em que ele foi eleito para um mandato com duração de seis anos, regra criada pela nova Constituição, aprovada em 1999, um ano após a chegada ao poder. 
Em 2009, o presidente promoveu um referendo sobre o fim da limitação ao número de mandatos políticos, e chegou a falar sobre se manter no governo até 2021, ou mesmo 2030. Sob Chávez, a Venezuela teve uma redução da pobreza de 49,4% para 27,8%. A redução da desigualdade foi maior que a dos anos Lula no Brasil. Mas o mandatário também sofreu críticas por má gestão e pela violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário