
Água transportada em caminhões estaria comprometida e necessitando de tratamento, afirma MPF
Em reunião na sede do Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) na manhã desta quinta-feira (16), ficou decidido que novas estações de tratamento de água serão instaladas "em reservatórios estratégicos" além de ser lançada campanha educativa para tratamento caseiro da água recebida de carros-pipa no Estado. As 128 localidades cearenses que recebem água de carros-pipa terão atenção especial do Ministério Público, que discutiu a qualidade da água que está sendo distribuída à população.
A reunião contou com a presença do procurador da República Alexandre Meireles e de representantes da Secretaria de Saúde do Estado, Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado, da Defesa Civil e do Comando da 10ª Região Militar.
Prefeituras terão de se explicar ao MP - A água levada nos carros-pipa recebe um laudo que é emitido pela prefeitura da cidade de onde foi originada. Em abril, a Secretaria de Saúde do Estado alertou que 109 das 245 amostras da água que foi coletada para análise estava contaminada. Agora em maio, um novo relatório aponta que em 156 de 377 amostras foram encontrados coliformes totais, com 67 dessas amostras apresentando Escherichia coli, bactéria comumente encontrada em dejetos humanos. Ficou decidido na reunião que Exército e Defesa Civil irão reunir-se com a Secretaria de Saúde para levantar os dados dos laudos emitidos pelas prefeituras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário