
Em Morada Nova, as médicas cubanas foram recebidas com homenagens. Elas conheceram as novas instalações dos postos de saúde
Um total de 34 médicos, sendo 28 cubanos, três espanhóis, dois portugueses e um brasileiro com diploma no exterior começa a trabalhar no Interior do Estado no Programa Mais Médicos do Ministério da Saúde. Em algumas cidades, as consultas começaram ontem, mas em outras somente a partir da próxima semana. Os municípios cearenses que receberam os profissionais são Maracanaú (1), Reriutaba (2), Cruz (2), Ipu (2), Itapajé (2), Marco (2), Morada Nova (2), Quiterianópolis (2), Santana do Acaraú (2), Acopiara (3), Amontada (3), Catarina (3), Granja (3), Acaraú (3), Horizonte (1) e Itapipoca (1), que, possuem baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). As três médicas cubanas chegaram à cidade de Catarina no sábado passado, aproveitaram o fim de semana para conhecer a cidade e a equipe de trabalho. Na manhã de ontem, começaram cedo as consultas nos postos do PSF, nas localidades de São Gonçalo e Figueiredo, zona rural, e na unidade do Centro, na área urbana.
No Vale do Jaguaribe, a cidade de Morada Nova acolheu as duas médicas de nacionalidade cubana com bandinha de música. Oficialmente, elas foram recebidas em solenidade na Câmara Municipal de Vereadores. Este é o primeiro município da região a receber médicos do Programa Mais Médicos. Na cidade de Acopiara, o atendimento aos pacientes por três médicos também cubanos somente começa na próxima quinta-feira. Os três profissionais chegaram e preferiram não falar com a imprensa. No período da tarde, estiveram reunidos na Secretaria de Saúde para conhecer o sistema local e a equipe com quem vão trabalhar. Hoje, os médicos cubanos em Acopiara visitam as unidades na zona rural onde vão trabalhar, nas localidades de Trussu, Calabaço e Ebron.
Nenhum comentário:
Postar um comentário