segunda-feira, 16 de junho de 2014

SECA - Safra no Ceará tem perda de 25% e mais 17 municípios estão em estado de emergência

safra
A safra no Ceará teve uma perda de 25%, segundo números divulgados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce). Em algumas regiões do sertão cearense, as perdas chegaram a mais de 50%. Os números são animadores com relação a 2013, que teve uma perda de 72%. No entanto, algumas regiões do sertão de Canindé e dos Inhamuns, o Sertão Central e o Vale de Jaguaribe registraram redução acima de 50%. O nível dos açudes no Ceará também preocupa. As chuvas que caíram não foram suficientes para abastecer os açudes e, por este motivo, continuam as ações de abastecimento de água. 
Mais 17 municípios decretam estado de emergência - O Diário Oficial da União reconheceu em situação de emergência mais 17 municípios cearenses que sofrem com os efeitos da estiagem. O reconhecimento foi feito após apresentação da documentação dos municípios feita pelo Comitê Integrado da Seca. Acopiara, Apuiarés, Aracoiaba, Canindé, Capistrano, Caridade, Caririaçu, Cariús, General Sampaio, Granjeiro, Ibaretama, Itapajé, Itapiúna, Ocara, Paramoti, Pentecoste e Tejuçuoca foram reconhecidas em situação de emergência. Ao todo, são 169 municípios em situação delicada no Ceará.
Bolsa-Estiagem e Garantia-Safra garantem assistência - Desde junho, cerca de 640 mil agricultores familiares vem sendo beneficiados com o Bolsa-Estiagem. O projeto oferece R$ 80 ao trabalhador e só encerra após a conclusão dos laudos de perdas de safra.
"El Niño" alerta para mais um ano de seca  - Segundo a Fundação Cearense de Metereologia, em 2015 é esperado o “El Niño”, fenômeno causado pelo aquecimento das águas e redução de ventos alísios, o que implica na mudança climática através das correntes atmosféricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário