quinta-feira, 3 de julho de 2014

BRASIL EM FORTALEZA - O décimo e mais importante jogo do Brasil no Castelão

A última partida do Brasil no Castelão foi contra o México no dia 17 de junho

Nas quartas de final da Copa do Mundo de 2014, nesta sexta-feira (4), às 17 horas, a seleção brasileira atuará na Arena Castelão pela décima vez na história. A estreia aconteceu no clássico sul-americano contra o Uruguai, em 1980, e, ao longo dos anos, craques como Sócrates, Júnior, Raí, Bebeto, Neymar e muitos outros marcaram presença com a Canarinho na capital cearense. E se depender do retrospecto do Brasil no estádio de Fortaleza, as chances para superar a Colômbia são grandes: até agora, foram sete vitórias, um empate e apenas uma derrota. O Brasil faz nesta sexta-feira a sua partida mais importante na Copa do Mundo até agora e em Fortaleza. O histórico da seleção por aqui foi basicamente de amistosos e sem as principais estrelas, mas, mesmo assim, a equipe nacional registrou muitas goleadas.
O primeiro jogo em Fortaleza, entretanto, teve placar discreto. Em 27 de agosto de 1980, a partida contra o Uruguai reuniu 118 mil pessoas no Castelão, no maior público do estádio até hoje. Comandada por Telê Santana, a seleção contava com o trio Tita, Sócrates e Zé Sérgio no ataque, mas foi o lateral direito Getúlio quem marcou o único gol do jogo, de pênalti, aos 30 minutos do segundo tempo. A vitória veio, mas o jogo decepcionou.
Foram mais seis amistosos até as atuações mais recentes e importantes da seleção. Na primeira fase da Copa das Confederações, em junho do ano passado, a vitória por 2 a 0 em cima do México. Já pela Copa do Mundo, o empate sem gols também diante dos mexicanos, mas em uma das piores partidas do torneio no Castelão.
O retorno a Fortaleza aconteceu nove anos depois, diante do Peru. A partida, que serviu de preparação do Brasil para a Copa América de 1989, terminou com o placar de 4 a 1.
Nos anos 1990, a seleção pisou no Castelão em mais três oportunidades, sempre em amistosos. Enfrentou os Estados Unidos, em 1992, e venceu por 3 a 0. Três anos depois goleou a Eslováquia, por 5 a 0. Em 1998, venceu a Rússia por 5 a 1. Nesse período, Taffarel, Cafu, Roberto Carlos, Muller, Branco e Dunga foram alguns nomes que atuaram pela equipe.
Mais dois amistosos foram marcados para 2002: Brasil 1 x 0 Iugoslávia e Brasil 0 x 1 Paraguai, na única derrota da seleção na capital cearense. No ano passado, o Brasil venceu o México, por 2 a 0, em jogo válido pela primeira fase da Copa das Confederações. Na primeira fase da Copa do Mundo, o Brasil retornou à capital cearense e fez um dos piores jogos do torneio: 0 a 0 com o México.

Nenhum comentário:

Postar um comentário